quinta-feira, abril 13, 2006

Itália

Sofia, aprecio muito a gesto que tiveste, em tentar tornar o nosso blog um bocado menos político. Espero que não te zangues com o que vou para aqui escrever, mas era o que eu tinha, antes de ver o teu comentário :)

As últimas eleiçõez em Itália foram mais um estranho espectáculo na teatro da democracia: uma diferença de 25.000 votos impediram Berlusconi de chegar ao poder. Ainda bem que não ganhou, "ainda mal" o facto de quase o ter conseguido.
Eu revolto-me muitas vezes quando vejo histórias Fátima Felgueiras-Santuário de Fátima, embora esses momentos de revolta sejam mais breves do que desejaria (o que também me revolta! porque com este tipo de revoltas não se vai a lado nenhum). Mas quando o mesmo estilo de fazer política passa de uma terra inofensiva (não se zanguem, eu também venho de uma linda terra inofensiva) para um parlamento, a história deixa de ser tão hilariante.
Um dia destes assisti a um documentário acerca da ascensão ao poder de Berlusconi e fiquei inquieta: controle directo ou indirecto de grande parte dos canais televisivos (praticamente o único meio de comunicação eficaz em itália), criação de leis que advêm descaradamente em benefício pessoal.
Também inquietante é pensar que tudo isto se passa num estado-membro, sem se ouvirem quaisquer comentários de responsáveis de outros países.
Não devia a diplomacia dar uns puxões de orelhas nos curtos intervalos dos apertos de mão?

Sem comentários: