quarta-feira, abril 25, 2007

Impressões do dia 25 de Abril

Tendo em conta as origens obscuras deste nosso blog de amigos (embora os amigos pareçam ter emigrado...) vai parecer um bocado estranho o que vos vou dizer. Mas, ao contrário do outro senhor, eu até me engano e tenho muitas dúvidas (oh! se tenho...)

Gostei do discurso do PR, falou daquilo que meio mundo já falou como sendo o caminho certo: melhorar a nossa democracia, cultivando a cidadania e o não-conformismo. Mas vindo do PR pode ser que produza mais impacto. Por outro lado também concordo que o modelo das comemorações tem que ser revisto, já ninguém liga a este dia.

E visto aquilo que aconteceu e acontece na Madeira, parece claro que a democracia para esses lados anda mesmo pelas horas da morte e bem precisava de um empurrãozinho da cidadania (ou de um terramoto de inteligência). A última foi o quase linchamento de um grupo de apoiantes do PND que empunhavam cartazes a dizer "Inaugurações Eleitoralistas - Que Vergonha" em mais uma inauguração eleitoralista do senhor do costume, que, cheio de sentido de humor, lhes chamou fascistas.
(Não pensem por isto que acho que o PNR seja boa coisa. Por mim eles e o dito senhor podiam ir fazer inaugurações para as Desertas até ao fim da vida).

Finalmente, gostava de partilhar com vocês uma ideia que me ficou do discurso da Maria de Belém (não é dela, mas não me lembro do nome do autor, peço perdão). É mais ou menos tipo "Vivemos numa sociedade mineira, e devíamos ter uma sociedade de agricultura." Problemas de sempre, mas ditos de uma nova forma figurada. Fica sempre bem nas vossas conversas ;)

Havemos de discutir esse assunto... cada nova empresa que surge neste país é uma empresa de serviços, até já existem cabeleireiros caninos acreditam? E eu chocada com os cabeleireiros para crianças irritantemente riquinhas e vaidosas...

1 comentário:

Sofia disse...

minha querida amiga carina... q belas palavras... o q nós engolimos.. agora até o CAVACO.. mas se é verdade o que ele diz.. fico sempre muito triste qdo algum melro vem com aquela desculpa "eu nasci despois do 25 abril, não me diz nada" pois nós também e não esquecemos este dia. Abril sempre!!